quinta-feira, 29 de setembro de 2016

100 balas o doce gosto da vingança




 video resenha                                                                                                 por:markos paullo

como tenho dedicado, muito do espaço deste blog, para tentar quebrar,ou melhor, arrombar a barreira, construida para deixar os quadrinhos do lado de fora das discussões que compõem tal o "universo literário" e reforçar o fato de que leitura e literatura, são duas coisas distintas, mas também complementares. e que o leitor seja ele de que plataforma for, livros ou HQs, deve ser visto como um único sujeito, dedicado ao habito da leitura, é sempre bom reforçar os argumentos com  exemplos de boas opções de leitura quadrinísticas.

um bom exemplo de leitura, que pode servir para reforçar meus argumentos, é a premiada série 100 balas. com certeza uma das coisas mais impactantes que eu já li.

criada éla dupla Brian Azzarello (textos) e Eduardo Risso (desenhos), 100 balas é uma série policial, mas não naquele estilo CSI, Nova York contra o crime ou coisas do gênero. 100 balas não tem detetives infalíveis, nem repórteres investigativos e muito menos há espaço para clichês, tipicos de romances policiais. 100 balas na verdade escancara, e muito bem alias, o que acontece nos subterrâneos da vida urbana.

a linguagem das ruas, curta, grossa e objetiva, é retratada de forma brilhante, tanto nos diálogos de Azzarello, como nos desenhos fortes e econômicos de Risso.

a trama de 100 balas é muto simples. um homem conhecido como agente Graves, entrega uma maleta c ontendo uma arma com 100 balas que não podem ser rastreadas e varias provas contra pessoas que tenham cometido alguma injustiça contra quem venha a receber a tal maleta. ou seja, em 100 balas não há bisca por justiça e sim por pura e simples vingança. acho que ai fica clara, a diferença gritante, de outras estorias do genero não?

você pode ficar com a maleta, pelo tempo que precisar, para concluir seu plano de vingança e pegar o safado que detonou sua vida. é claro que se as 100 balas acabarem, a coisas pode complicar, por que não há como pegar mais com o agente Graves, que após entregar a maleta some feito fumaça no ar.

alem de uma trama muito inteligente, a série 100 balas tem um clima de romance nyor, mas sem a figura do detetive de sobretudo, mas no tom sombrio na arte de Eduardo Risso. em alguns momentos lembra syn citi (frank miller) e também os filmes do Tarantino ,mas a trama é tão bem construida que a maior parte do tempo essas coincidências  passam despercebidas. ou seja algumas pessoas podem precisar de 100 balas para acertar o alvo.

mas, uma estória como essa só precisam de um tiro pra acertar na mosca. se você ainda não leu, leia!

assista nosso podcast


Nenhum comentário:

Postar um comentário