segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O edifício: Uma estória sobre a vida e a morte de um edifício

Resenha                                                                                                         Por: markos paullo


Esta graphic novel de 1987, foi o primeiro trabalho de will eisner que li e mesmo depois de conhecer o resto da obra do pai da nona arte, posso afirmar que o edifício é a minha preferida e se tornou um dos meus romances de cabeceira.

O subtítulo é verdadeiro, mas não totalmente.

O edifício é uma estória sobre a vida e a morte, mas o velho prédio, é um personagem que contracena com os verdadeiros protagonistas, os quatro fantasmas parados em frente da fachada de moderno edifício que dá lugar ao antigo prédio localizado em uma esquina qualquer da nova york dos anos 1930.

Will Eisner desenha a “Morte” do edifício de forma gradativa, lenta e sempre como pano de fundo para as cenas, que com o casamento de texto e imagem mais dinâmicos do autor nos dá à impressão de ler duas estórias distintas, mas na verdade tanto o velho prédio como a transformação dos quatro personagens em fantasmas, são partes de uma mesma narrativa.

O edifício na verdade é uma grande metáfora. Já que fica clara a intenção do autor em usar a demolição do velho prédio de esquina como ilustração para uma coisa que nossos olhos jamais perceberão, ou seja, a passagem do tempo e a chegada inevitável da morte.

Lendo essa graphic novel é possível entender, por exemplo, onde Woody Allen aprendeu a produzir filmes que narram varias estórias tendo como pano de fundo uma localidade que tanto no caso de Will Eisner quanto no de Woody Allen, é a cidade de nova york.

Sem duvida um dos melhores romances do século vinte.

ASSISTA NOSSA VIDEO RESENHA.






Autor: Will Eisner
Texto e ilustração: will eisner
Formato: Historia em quadrinhos
Serie: Graphic Novel
Ano de lançamento: 1987
Lançamento no Brasil: 1988, editora abril.

onde comprar:
mercado livre

estante virtual

preço medio r$30,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário