quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Capitão América o primeiro vingador




Ola nerds amigos e compatriotas. Após um breve hiato, voltamos a falar de cinema. Aproveitando o lançamento de guerra civil, novo filme do capitão américa, decidi relembrar o primeiro filme da franquia, que surpreendentemente ao lado de batman o cavaleiro de gothan, é um dos melhores filmes de super heróis já feitos.


Muita gente torce o nariz para o velho capitão, mas pouca gente sabe de suas origens. Por exemplo: o fato de que ele foi uma encomenda do governo norte americano, para servir de garoto propaganda e manter o orgulho da nação elevado, enquanto às tropas americanas botavam os nazistas pra correr.

Uma especie de zé gotinha com barriga tanquinho.

Se você deixar de lado os pré-conceitos, vai assistir  um dos melhores filmes dos últimos anos. Cheio de referencias históricas e com um roteiro, que consegue contar bem as origens do personagem.

E não digo isso só por que vem escrito no cartaz.

De cara o que chama a atenção é a computação gráfica, utilizada de forma brilhante para transformar steve rogers vivido por Cris Evans (quarteto fantástico, quarteto fantástico e o surfista prateado, os vingadores 1 e 2) em um magrela de 40 quilos e asmático.

Mas, o grande contraste mesmo é entre a ânsia de steve rogers em servir seu pais e lutar contra a ameaça nazista e o desdém dos que estão envolvidos no conflito mais por obrigação do que por convicção ou altruísmo.

Foi este sentimento de nacionalismo extremo, que o governo norte americano quis explorar ao pedir a jack kirby, que criasse não um super herói, mas sim um super soldado. Esse fato é muito bem contado na primeira parte do filme, mas vou deixar pra que você veja e tire suas próprias conclusões.
 
O filme mostra também um estados unidos longe da super potencia que conhecemos, ainda vivendo a grande crise e nada glamouroso ao contrario de outros filmes que retratam o mesmo período nos mostram.

Fica claro que os sotaques carregados dos soldados, franceses e ingleses, que no filme representam o comando selvagem, é uma forma de dizer nas entrelinhas que não seria possível derrotar Hitler, ou a Hidra sem a participação dos aliados e que os estados unidos não salvaram  o mundo sozinhos como gostam de deixar transparecer.

 Mas, e o Capitão América?

Ai é que está o que torna o primeiro vingador, um grande filme. O capitão américa, consegue ser o foco da história, mas em nenhum momento fica sendo o personagem central. Este acaba sendo a historia em si, que claro mostra todos os clichês dos filmes de guerra americanos, mas que nos brinda com uma produção que seria auto sustentável, mesmo sem a presença do herói.


Agora o legal é ver que muitas vezes, certas coisas são criadas com um intuito nada nobre como foi caso do Capitão América, mas por vezes uma obra segue outro caminho e ganha contornos bem melhores, capazes de libertá-la da primeira impressão que nem sempre (ainda bem) é a que fica.

No mais sempre vale a pena assistir um grande filme. E o primeiro vingador sem duvida é um grande filme, capaz de agradar ate mesmo quem não gosta do gênero.

Afinal de contas, apesar de ter sido criado para uma campanha de marketing alguns dos ideais do Capitão América é universais ou você não concorda com a frase abaixo?


“não gosto de tiranos e não me importa de que pais eles venham”
Steve Rogers/capitão américa o primeiro vingador


Se você ainda não viu o filme, aconselho vê-lo antes de guerra civil para entender a conexão com os vingadores e não ficar perdido. Se já viu, bom sabe com é, vamos ver de novo, talvez depois desse post você tenha uma nova visão sobre a película.

Bom, espero não ter dito nenhum spoiler, mas se disse sinto muito. Só espero ter dado uma leitura diferente, das que normalmente impostas pela “critica especializada”, que tende a inferiorizar estes filmes, com resenhas que mostram total desconhecimento sobres o universo das HQs e muita má vontade em buscar informação.



 Obs 01: O papai Noel também foi criado para uma campanha de marketing da coca cola, mas ate onde eu saiba nem na ficção ele já salvou alguém.


Obs 02: se você é critico de cinema, mas não saca nada de gibis. Não se acanhe, estamos à disposição para prestar consultoria no assunto. Talvez assim o nível das resenhas sobre filmes de super heróis e personagens de gibi em geral suba um pouco.


A partir de da próxima semana, faremos postagens às segundas feiras. Afinal domingo é dia de curtir a família, não de ficar na frente do computador. Então até segunda feira com mais nerdices edificantes.



NAMASTÊ!   

  


























2 comentários:

  1. Muito boa sua postagem,preciso ver guerra civil urgente kkk,by:wilson slade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sempre bom quando agente consegue participaçõ espontanea valeu abraço!

      Excluir